OUTRAS ATIVIDADES

Outras atividades/ conferências/ palestras e afins

2009
· Palestra Vozes do Violinista no Telhado: Scholem Aleihem e a cultura popular judaica, com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg. 18 de dezembro de 2009.

· Palestra Anamorfoses do Mito: operadores estéticos em Claude Lévi-Strauss, com a Profa. Dra. Mariza Werneck, do Departamento de Antropologia da PUC-SP. 10 de novembro de 2009.

· Apresentação de Trabalhos de Pesquisadores do CEO/COS-PUC
Encontro de Grupos de Pesquisa
CEO/COS-PUC-SP/Grupo Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem
Visita da Profa. Convidada: Dra Nacy Bertier (Université de Marne-la-Vallée, France/UFR LLCE- Département d'Espagnol e Université de Paris-Est, France
Local: Auditório Banespa – PUC-SP – 16 de junho de 2009

· Sandra Garcia - Visagem - música, poesia e experimentação sonora em uma rádio pública do Pará
· Adriano Carvalho Araújo e Sousa - Devir-deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane: Poética tradutória e Cartografias da Cultura
· Celso Rosa - Linguagens periféricas produzidas nos grandes centros
· Elen Doppenschmitt - A voz em Memórias do Subdesenvolvimento de Tomás Gutiérrez Alea
· Selma Felerico - Do corpo desmedido ao corpo ultramedido. Uma analise do corpo feminino na mídia impressa, em 1960, 1980 e 2000.
· Inês Amarante – Leituras do Feminino - Imagens, objetos e mulheres de Timor-Leste

· Palestra A dialética do alto e do baixo, dos “signos do corpo” e do “não-corpo” na poesia, com o poeta Claudio Willer. 03 de junho de 2009.

2008
· Exibição e discussão do filme Alexandra de Sokúrov. Organização: CEO/COS/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cultura Russa. Local: PUC/SP. 08 de outubro de 2008.
· Exibição e discussão do filme Euforia, de Ivan Viripaiev. Organização: CEO/COS/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cultura Russa da USP. Local: PUC/SP. 30 de maio de 2008.
· Palestra “O Lugar da América Latina nas Revistas Intelectuais Inglesas do Início do Séc. XIX”, ministrada pela Professora Diana Cooper-Richet da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines/FR, em 16 de maio de 2008.
· Palestra “Poesia dita, ouvida, pensada”, ministrada pelo Professor Roberval Pereyr, do Mestrado em Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, em 28 de março de 2008.

Atividades no Exterior
2008
· Mesa-Redonda “Oralidades Mediatizadas e Tradução Cultural” (CEO/COS/PUC-SP). VIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA 2008). Santiago do Chile. 11 a 15 de agosto de 2008. Participantes: Jerusa Pires Ferreira (PUC-SP) - Oralidades tradicionais em circuitos e meios contemporâneos; Alai Garcia (UFSC) – Augusto Roa Bastos: renarrar la frontera desde la oralidad; Eduardo Huarag (PUC/PERU) - Memoria mítica en la literatura oral que actualmente se difunde en la zona andina del Peru; 15 de agosto de 2008.
· Coordenação da Mesa-Redonda (Jerusa Pires Ferreira) - “Oralidades em Múltiplos Suportes e Ambientes” (CEO/COS/PUC-SP). VIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA 2008). Santiago do Chile, 11 a 15 de agosto de 2008. Participantes: Ricardo Pieretti Câmara (PUC-SP) – Os Causos da Região do Pantanal brasileiro: identidade e poética; Frederico Augusto Garcia Fernandes – (Universidade Estadual de Londrina) – Cartografias Brasileiras; Maria Alice Rocha Amorim (CEO/COS/PUC/SP) – No Visgo do Improviso ou a Peleja Virtual: entre cibercultura e tradição; Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (CEO/COS/PUC-SP) – Vozes e Visualidades Migrantes: o muralismo de Lênio Braga na Bahia.

2007
· Conferência ‘Vox’ – Tributo a Demetrio Stratos (1945-1979). Com a Professora Janete El Haouli do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina. CEO/COS/PU-SP – CEO/COS/PUC-SP - 03 de dezembro de 2007.
· Conferência Oralidades Latino-americanas. Com a Professora Alai Garcia Diniz do Departamento de Letras da UFSC. CEO/COS/PUC-SP – 27 de novembro de 2007.
· Conferência Miron et le Partage du Sensibe (A Partilha do Sensível: poesia, memória, oralidade). Com o Professor Claude Filteau da Universidade de Limoges. CEO/COS/PUC-SP – 16 de novembro de 2007
· Apresentação e Discussão da Tese de Doutorado Os Causos: uma Poética Pantaneira, de Ricardo Pieretti Câmara, defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, em abril de 2007. Participantes: Mário Cezar Silva Leite (UFMT) e Frederico Augusto Garcia Fernandes (UEL). 04 de setembro de 2007.
· Conferência Arguedas e o Resgate do Sistema Narrativo/Cultural Indígena. Com o Professor Eduardo Huarag, da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Participações: Profa. Mariza Werneck (PUC/SP) e Profa. Malena Segura Contrera (MACKENZIE). CEO/COS/PUC-SP - 01 de agosto de 2007.
· Conferência A Cultura Negra Oral nos Textos Literários de Gregório Martínez e Antonio Gálvez Ronceros. Com o Professor Eduardo Huarag da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Participação: Profa. Maria Antonieta Antonacci da PUC/SP. CEO/COS/PUC-SP - 31 de julho de 2007.
· Palestra Circuitos Subalternos de Consumo: sobre cópias baratas, falsificações e quinquilharias - Profa. Dra. Ludmila de Lima Brandão, da Universidade Federal do Mato Grosso. COS/PUC-SP. 08 de maio de 2007.

No Exterior
2007
· Envers Brasil: Les nits de poesia & música a La Predera. Realização: Fundació Caixa Catalunya de Barcelona. Org. Prof. Dr. Antoni Rossell Mayo (UAB) - Barcelona/Espanha - 19 de abril de 2007.
Participação de pesquisadores do Centro de Estudos da Oralidade do COS/PUC-SP: Jerusa Pires Ferreira (Cultura i Tradició Oral: “Las Bordas”); Celso Rosa (“La música rap a São Paulo, projecció d’un curtmetratge i comentaris de l’autor”); Ricardo Pieretti Câmara (“Els causos: històries orals fantàstiques i tradició oral a Pantanal”); Elen Doppenschmit (“Oralitat i Cinema Contemporani del Brasil”); Concert-performance poética d’ Arnaldo Antunes.

2006
· Palestra Oralidad y Eficiencia Cognitiva – Prof. Dr. Antoni Rossell, da Universidade Autônoma de Barcelona. CEO/COS/PUC-SP. 14 de novembro de 2006.
· Encontro Preliminar das Jornadas Radiofônicas 2007. Coordenação: Maria Inês Amarante, Sandra Garcia, Caroline Paschoal Sotilo, Mônica Rebecca Ferrari Nunes e Júlia Lúcia Lira. CEO/COS/PUC-SP. 30 de outubro de 2006.
· Palestra A Palavra Oral e Escrita – Prof. Dr. Serguei Neklúdov, da Universidade Estatal de Moscou. CEO/COS/PUC-SP. 25 de outubro de 2006.
· Conferência O Teatro dos Bóias-Frias: Repensando a Antropologia da Performance – Prof. Dr. John C. Dawsey do Departamento de Antropologia da USP. CEO/COS/PUC-SP. 08 de março de 2006.

2005
· Conferência Estética das Instabilidades Ontológicas na Mass Media – Prof. Dr. Walter Moser da Universidade de Ottawa/Canadá. CEO/COS/PUC-SP. 05 de dezembro de 2005.
· Conferência Leer a Lam: cosmovisión afrocubana y Occidente judeo-cristiano - Desiderio Navarro, do Centro Teórico Cultural Critérios de Havana/Cuba. Atividade conjunta do CEBEAL e CEO/PUC-SP. Loca: Memorial da América Latina. 27 de agosto de 2005.
· Seminário O Conceito de Transferência Cultural – Prof. Dr. Walter Moser, da Universidade de Ottawa/ Canadá. CEO/COS/PUC-SP. 06 de maio de 2005.

2004
· Palestra Arquivos Fonográficos como Fontes de Pesquisa na Cultura – Prof. Dr. Christian Marcadet – Universidade Paris I (França). CEO/COS/PUC-SP. 15 de setembro de 2004.

2003
· Apresentação do programa de pesquisa da Cátedra da Universidade de Ottawa/Canadá, seguida da conferência Transferências Literárias e Culturais – Prof. Dr. Walter Moser - Universidade de Ottawa/Canadá. CEO/COS/PUC-SP. 01 de abril de 2003.
· Palestra sobre o filme Gente da Sicília com Estela Senra. CEO/COS/PUC-SP. 11 de junho de 2003.
· Apresentação dos projetos do Núcleo de Poéticas da Oralidade à Profa. Dra. Idellete Muzart Fonseca dos Santos da Univesité Paris X/Nanterre - UFR de Langues - Département de Portugais. CEO/COS/PUC-SP. 11 de agosto de 2003.
· Conferência Para Todos de Chico Buarque e as Raízes da Cultura Brasileira – Profa. Dra. Heloísa Starling. CEO/COS/PUC-SP. 13 de agosto de 2003.
· Palestra Interação Cultural e Intermedialidade – Prof. Dr. Walter Moser – Universidade de Ottawa/ Canadá. CEO/COS/PUC-SP - 11 de novembro de 2003.

2002
· Criação e Performance - Arnaldo Antunes. CEO/COS/PUC-SP. 28 de agosto de 2002.



1999
· Conferência Tradução e Multiculturalismo – Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva. CEO/COS/PUC-SP. 27 de maio de 1999.
· Grupo de Estudos sobre o Fausto. Conferência de Renato Cohen com a participação do tradutor Fábio Fonseca de Mello de Fausto acende a Luz, texto escrito por Gertrude Stein e os atores. 27 de maio de 1999.
· Levantamento dos vídeos - (Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, Henrique Dias, Haroldo de Campos, Antonio Nóbrega).
· Conversas sobre a Memória - Memorial da América Latina. Realização: CEO/COS/PUC-SP. 8 a 12 de agosto de 1999. Coordenação de Marlyse Meyer e Lúcio Agra.
· Colóquio Almanaque - Unicamp e Memorial da América Latina. Colóquio Ficção e Imagens - Invenção, Suportes, Conseqüências.

1998
· Gêneros na Poética Histórica (Viesselovski e Bakhtin) – Prof. Igor Schaitánov CEO/COS/PUC/SP. 08 de outubro de 1998.
· Gêneros na Teoria da Literatura Russa (Os Formalistas Russos) – Prof. Igor Schaitánov. CEO/COS/PUC-SP. 13 de outubro de 1998. .
· Ademir Assunção, autor de A Máquina Peluda. CEO/COS/PUC-SP. 18 de novembro de 1998.

1996
· Arnaldo Antunes (Artista) – 21 de março de 1996.
· José Roberto Aguilar (Artista plástico, performer e diretor do Museu Casa das Rosas) – 18 de abril de 1996.
· Antônio Nóbrega (Dançarino e diretor do Teatro Brincante) - 02 de maio de 1996.
· Roberto Creeley (Poeta norte-americano). Com a participação dos poetas Nélson Asher, Regis Bonvicino e Haroldo de Campos – 10 de maio de 1996.
· Henrique Dias - Diretor de Teatro – 16 de maio de 1996.
· O Legível e o Scriptível – Profa. Lúcia Castelo Branco (UFMG). CEO/COS/PUC-SP. 23 de maio de 1996.
· Conferência e leitura de poemas pelos poetas críticos italianos Eduardo Sanguinetti e Lello Voce (com coordenação da Profa. Dra. Aurora Fornoni Bernardini).
· Cláudio Willer - poeta – 17 de setembro de 1996.
José Miguel Wisnik - poeta/ professor/ músico – 24 de setembro de 1996.