CENTRO DE ESTUDOS DA ORALIDADE

CENTRO DE ESTUDOS DA ORALIDADE

PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA DA PUC/SP

Criado em Abril de 1993

Diretora: Jerusa Pires Ferreira

Pesquisadores/Professores Participantes e Diretores de Linhas de Pesquisa no CNPq
Edil Silva Costa
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Jerusa Pires Ferreira
Josebel Akel Fares
Josias Abdalla Duarte
Ludmila de Lima Brandão
Lúcio José de Sá Leitão Agra
Mário Cezar da Silva Leite
Magali Oliveira Fernandes
Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Sílvio Ferraz de Melo Filho

LINHAS DE PESQUISA

CULTURA E MEMÓRIA
Palavras-chave: Memória, Cultura, Semiótica da Cultura
Participantes:
Mônica Rebeca Ferrari Nunes (p)
Josias Abdalla Duarte (p)
Flávia Bancher Cruz Mesquita (e)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes
GÊNEROS ORAIS E NARRATIVAS TRADICIONAIS
Palavras-chaves: cultura, memória, oral, imaginário e comunicação popular
Participantes:
Jerusa Pires Ferreira (p)
Mario Cezar Silva Leite (p)
Josebel Akel Fares (p)
Edil Silva Costa (p)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes

MATRIZES IMPRESSAS DA ORALIDADE
Palavras-chave: impresso, oral/escrito, memória, edições populares, editoras populares
Participantes:
Jerusa Pires Ferreira (p)
Magali Oliveira Fernandes (p)
Rosângela Maria Oliveira Guimarães (e)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes

ORALIDADES MEDIATIZADAS
Palavras-chave: oralidades, mídias, cinema, narrativas, cultura, memória
Participantes:
Mônica Rebecca Ferrari Nunes (p)
Adriano Araújo Carvalho e Sousa (e)
André Nóbrega Dias Ferreira (e)
Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (e)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes

PAISAGENS SONORAS E TERRITÓRIOS DA ESCUTA
Palavras-chave: música, cultura, paisagens, canto, melodia, oralidade
Participantes:
Heloisa Duarte Valente (p)
Sílvio Ferraz Mello Filho (p)
Elen Cristina Souza Döppenschmitt (e)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes

RITO, CENA, TEATRO E PERFORMANCE
Palavras-chave: Cena, performance, teatro, vanguardas, tecnologias, rito
Participantes:
Lúcio José de Sá Leitão Agra (p)
Caroline Paschoal Sotilo (e)
Áreas do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes

TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS
Palavras-chave: cultura, oralidade, comunicação
Participantes:
Ludmila de Lima Brandão (p)
Yuri Jivago Amorim Caribé (e)
Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes – Artes

TÉCNICOS
Conceição Aparecida Cabrini
Feliciano José Bezerra Filho
Odailton Aragão Aguiar
Orlando Franco Maneschy
Rafael Rodrigues da Silva

Conselho Cientifico
António Domingues (Universidade Autônoma de Madri; Diretor da Auliga)
Antonieta Antonacci (PUC/SP)
Arun Joschi (Índia)
Braulio do Nascimento (FundaçãoBiblioteca Nacional)
Charles Bernstein (Universidade New York)
Claude Filteau (Universidade de Limoges-França)
Charles Grivel (Universidade de Mannheim-Alemanha)
Idelette Muzart (Univerasidade. Paris-Nanterre)
Igor Shaitánov (Universidade Estatal de Moscou-Rússia)
Jacques Migozzi (Universidade de Limoges-França)
Mario Hernandez (Universidade Autônoma de Madri)
Marion Aubreé (École Practique des Hautes Études en Sciences Sociales)
Marlyse Meyer (Unicamp)
Olga von Simson (Unicamp)
Roberto Benjamin (Presidente da Comissão Nacional de Folclore)
Sergei Nekludov (Universidade Estatal de Moscou-Rússia)
Stela Senra
Walter Moser (Universidade Montreal-Canadá)
Yara Khoury (PUC/SP; Diretora do Cedic)


Apresentação

O Centro de Estudos da Oralidade, criado em 1993 pela professora Jerusa Pires Ferreira, no domínio dos sistemas intersemióticos do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, tem como principal finalidade a análise, a reflexão e recolha de materiais referentes às poéticas da voz e a memória dos textos, das edições populares e transmediáticas, discussão crítica e memória e o estímulo a trabalhos que se ocupem de cartografias brasileiras.
O Centro comporta os seguintes grupos de leitura e pesquisa: Núcleo de Poéticas da Oralidade dirigido por Jerusa Pires Ferreira; Oralidades e Vanguardas na América Latina por José Amálio Pinheiro Branco; Núcleo de Estudos da Performance por Renato Cohen; Territórios da Escuta por Silvio Ferraz de Melo Filho e comporta ainda os seguintes: Círculo de Estudos Fáusticos, coordenado por Valdir Baptista e o Círculo de Estudos Galegos, por Josias Abdalla Duarte (em implantação).



NÚCLEO DE POÉTICAS DA ORALIDADE

Coordenadora: Jerusa Pires Ferreira

Esclarecimento
Este grupo de Estudos compreende as pesquisas sobre a Memória, a construção do imaginário, as poéticas orais, edições populares e difusão transmediática. Contemplam o texto cultural como um contínuo, sem o limitar aos registros estáticos. Leva também em conta as dimensões interativa e de diversas linguagens e ainda a dimensão histórica - inscrevendo o tempo/espaço e abrindo a possibilidade de integrar o universo das culturas tradicionais às experimentações contemporâneas.
Agrega pesquisadores de diversas proveniências e domínios (das culturas e edições populares, da semiótica da cultura e das mídias e outros) que têm como fim a reflexão, e a construção de um texto teórico móvel, e a difusão e troca de realizações de cada pesquisa ou linha de pesquisa.

Objetivos específicos
• Criação de um espaço de discussão e de apresentação dos resultados de pesquisas e projetos.
• Organização de Colóquios, de Conferências e de Cursos.
• Registro, memória, documentação através de fitas K-7, de vídeo, de um banco de textos, de cartazes e de informações iconográficas.
• Atividades de edição: livros, preparação de dossiês, vídeos e a revista eletrônica Bordas.



Intercâmbios, extensões e interfaces
• O Centro e o Grupo mantêm cooperação e interface com outros centros do mesmo programa. O Centro de Estudos de Crítica Genética, dirigido por Cecília de Almeida Salles e Centro de Estudos do Cinema, por Lucia Nagib.
• Diversos Centros e Grupos de Pesquisa nas universidades brasileiras
• Núcleo de Poéticas do Cinema-UFSCar, por Josette Monzani
• INFNOPAP-UFPA. Coordenador Maria do Socorro Simões
• Grupo de Estudos de Literatura Oral da ANPOLL. Coordenador Mario Cezar Leite (UFMT)
• Programa de Pós-Graduação – Mario Cezar Leite (UFMT) e Ludmila Brandão (UFMT)
• Programa de Pós-Graduação – Sonia Queiroz (UFMG)
• Programa de Literatura Popular. Departamento de Letras da UFBa. Coordenadora Doralice Alcoforado
• CELGA – Centro de Estudos de Literatura Galega – UFBa. Coordenadora Maria do Rosário Suarez Albán
• Centro de Memória da UNICAMP. Paulo Miceli e Olga von Simson
• Com os pesquisadores da Comissão Nacional de Folclore, Roberto Emerson Câmara Benjamin (PE) e Bráulio do Nascimento (RJ).
• Kênia Maria de Almeida da Universidade Estadual de Uberlândia
• Lisana Bertussi da Universidade Estadual de Caixias do Sul
• Programa de Pós-Graduação em Estudos Regionais -UEFS. Coordenador Rubens Pereira
• Mestrado Inter-institucional da UFES. Coordenadora Moema

No exterior
• Centre de Recherches en Littératures Populaires et Transmédiatiques - Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Limoges - França - Jacques Migozzi
• Pole Brésil - Paris Nanterre - França - dirigido por Idelette Muzart Fonseca dos Santos
e-mail: muzart@u-paris10.fr
• Institut International Charles Perrault, Eaux Bonnes - França - dirigido por Jean Perrot
e-mail: adimas@worldnet.fr
• Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas - Universidade Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines - França - Jean-Yves Mollier et Diana Cooper Richert
e-mail: histoire.culturelle@chcec
• Instituto de Altos Estudos da Universidade de Ciências Humanas de Moscou - Rússia, Eleazar Mieletinski, Sergei Nekludov.
• Instituto de Literatura Comparada da Universidade de Ciências Humanas de Moscou - Rússia, Igor Shaitánov.
• Federação Internacional de Pesquisas em Literatura Popular e Cultura Transmediática – Universidade de Mannheim, Alemanha, Charles Grivel.
e-mail: grivel@rumms.uni-mannheim.de
• Brown University, Department of Portuguese and Brazilian Studies - EUA, Nelson Vieira
e-mail: nelson_vieira@brown.edu
• Université Lyon - França - François Laplantine
• École des Hautes Études en Sciences Sociales - France - Marion Aubrée
• AULIGA, Centro de Literatura Galega – Espanha, dirigido por Antonio Domingos Rey
• Pesquisador Miguel Anxo Seixas Seoane - Espanha.

Seminários/Jornadas
2007
Jornada em Homenagem a Professora Marlyse Meyer. Organização: Jerusa Pires Ferreira, Rosângela Maria O. Guimarães, Adriano Carvalho Araújo e Sousa e Centro de Estudos da Oralidade do COS/PUC-SP. Local: Auditório da Cogeae da PUC-SP. 06 de junho de 2007. Participações: JPF (PUC/SP), David Arrigucci (USP), Antonio Dimas (USP), Silvia Helena Simões Borelli (PUC/SP); Maria Lúcia Montes (USP), Boris Schnaiderman (USP), Vilma Áreas (USP); Josias Abdalla Duarte (Doutorado COS/PUC-SP), Valéria Guimarães (Doutorado em História Social/USP), Rosângela Maria Oliveira Guimarães (Doutoranda/COS/PUC-SP), Andréa Mascarenhas (Doutoranda/COS/PUC-SP). Apresentação de filme em homenagem a Marlyse Meyer (Magali Oliveira Fernandes (Educ), Adriano Sousa (Doutorando COS/PUC-SP) e Carla Batistela (Faap).
2002
• Jornadas Radiofônicas. Realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Organizado por Jerusa Pires Ferreira e Tadeu Costa. Participações de Armando Sérgio dos Prazeres (Universidade São Judas); Benedito Rostan (Universidade Federal do Amapá); Heloísa Bauab (Universidade Estadual de Londrina); Inês Amarante (Universidade Metodista de São Paulo); José Eugênio Menezes (Fundação Cásper Líbero); Mônica Rebeca Ferrari Nunes (Universidade São Judas). 30 de outubro de 2002.

Colóquios
• Colóquio Internacional Cultura é Memória II (apoio Fapesp) – Realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Organizado por Jerusa Pires Ferreira, Josias Abdalla Duarte e Conceição Aparecida Cabrini. Participação de Jacques Migozzi do Centre de Recherches sur les Littératures Populaires et les Cultures Médiatiques - Université de Limoges (França), Marlyse Meyer, Leda Tenório, Milton Hatoum, Sônia Queiroz, Foot Hartman, Ludmila Lima Brandão. 24 a 26 de abril de 2001.
• Colóquio - Ficção e Imagens-Invenção, suportes e conseqüências (apoio Fapesp), Charles Grivel (Universidade de Mannheim, Alemanha). Agosto/2000.
• Conversas sobre a Memória. Co-organizado com Lúcio Agra e Marlyse Meyer. Centro de Estudos da Oralidade da PUC/SP e Fundação Memorial da América Latina. 18 a 19 de agosto de 1999.
• Colóquio Internacional Cultura é Memória. PUC/SP – (apoio Fapesp). Contou com a apresentação de trabalhos de orientandos, pesquisadores do Centro de Poéticas da Oralidade e com a participação especial dos professores Jeanne Marie Gagnebin, Marlyse Meyer e de Claude Filteau da Universidade de Limoges - França. 25 a 27 março de 1999.
• Colóquio Cultura e Memória (extension). Grupo de Poética do Cinema dirigida por Josette Monzani (Universidade Federal de São Carlos). 29 de março de 1999.
• Colóquio Internacional Almanaque. Co-organizado com Paulo Miceli e Marlyse Meyer. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Núcleo de Poéticas da Oralidade do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP e Memorial da América Latina. 26 a 29 de outubro de 1999.
• Colóquio Mitopoéticas da Rússia às Américas (apoio Fapesp) - Co-organizado com Aurora Bernardino. Participação de Sergei Neklúdov (Universidade de Moscou). Centro de Estudos da Oralidade/Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP/ Instituto de Estudos Avançados, Escola de Comunicação e Artes da USP. 4 a 6 de novembro de 1998.
• Colóquio Fausto e a América Latina (apoio Fapesp). Coordenação de Valdir Baptista, Jerusa Pires Ferreira. Participações de Igor Shaitánov (Universidade de Moscou) e Willy Bolle (FFLCH/USP). Centro de Estudos da Oralidade/ Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP, Instituto Goethe. 6 a 10 de outubro de 1998.
• Colóquio Paul Zumthor: Oralidade em Tempo & Espaço - PUC/SP - Org. Jerusa Pires Ferreira. 13 a 16 de agosto de 1997.
• Reunião de trabalho com apresentação dos Centros de Pesquisa pertencentes a Fédération Internationale em Littérature Populaire presidida por Charles Grivel, na Universidade de Saint Étiènne – França. 6 de março de 1997.
• Colóquio sobre o Horror e Visualidade - PUC/SP (Apoio Fapesp) - Palestrantes Charles Grivel (Universidade de Mannheim/Alemanha) e Bóris Kossoy (Unicamp). 7 de abril de 1997.
• Colóquio História e Sonho – PUC/SP-USP - Orgs. José Carlos Sebe Meihy e Jerusa Pires Ferreira. 31 de outubro de 1997.
• Colóquio Castro Alves - PUC/SP - Coordenação de Edilene Mattos, com participação de João Adolfo Hansen (USP) e Ana Maria Kieffer. 21 de maio de 1997.
• Seminário Homero e o Sertão - Núcleo de Poéticas da Oralidade do Centro de Estudos da Oralidade do Programa de Pós-Graduação da PUC/SP. 17 de novembro de 1994.

Publicações
• Marlyse Meyer nos Caminhos do Imaginário. Jerusa Pires Ferreira e Vilma Arêas (Orgs.). São Paulo: Edusp, 2009.

Projeto de Tradução dos textos sobre a oralidade e os textos populares
• Escritura e Nomadismo de Paul Zumthor. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Sônia Queiroz. São Paulo, Ateliê Editorial, 2005.
• Performance, Recepção, Leitura de Paul Zumthor. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo, EDUC, 2000.
• Oralidade em Tempo & Espaço: a obra de Paul Zumthor. São Paulo, FAPESP e EDUC, 1999.
• Introdução à Poesia Oral de Paul Zumthor. Tradução: Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Alemida. São Paulo, Ed. Hucitec/ Educ: 1997.
• A Tradição e o Esquecimento de Políticas do Esquecimento de Paul Zumthor. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo, Ed. Hucitec, 1997.
• A Letra e a Voz de Paul Zumthor. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Amálio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Editoração
Organização de Coleções
• Criação da coleção O Relato Oral do Jornalista. Depoimento de Benedito Ribeiro a José Ribamar Ferreira Júnior. São Paulo, Edusp/ COM ARTE , (no prelo).
• Coleção Poéticas da Oralidade - São Paulo, Educ, 1999.

Outras atividades/ conferências/ palestras
2009
• Palestra Vozes do Violinista no Telhado: Scholem Aleihem e a cultura popular judaica, com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg. 18 de dezembro de 2009.

• Palestra Anamorfoses do Mito: operadores estéticos em Claude Lévi-Strauss, com a Profa. Dra. Mariza Werneck, do Departamento de Antropologia da PUC-SP. 10 de novembro de 2009.

• Palestra A dialética do alto e do baixo, dos “signos do corpo” e do “não-corpo” na poesia, com o poeta Claudio Willer. 03 de junho de 2009.

• I Encontro Imagens em Trânsito: conexões ibero-americanas
Fundação Memorial da América Latina/ PUC-SP
Realização: Centro de Estudos da Oralidade do COS/PUC-SP/ Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem/CBEAL – Memorial da América Latina
Coordenação: Elen Doppenschmitt (CEO/COS-PUC-SP)
Mylène Goudet (Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem)
15 de junho de 2009

Mesa 1: Imagem e Cultura na Iberoamérica

Abertura e Mediação: Professor Dr. Amálio Pinheiro
Nancy Berthier (Université de Marne-la-Vallée, France/UFR LLCE- Département d'espagnol e Université de Paris-Est, France)
«Pedro Almodóvar: au commencement était la Movida… »
(Ver : http://fr.wikipedia.org/wiki/Nancy_Berthier)

Jane de Almeida (Artista Plástica e Professora da Universidade Mackenzie)
“Espectros do outro: a posição de Antonio Bispo do Rosário para além do excêntrico e do exótico"

Gilmar Santanna (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus Natal)-Depto de Ciências Sociais.
“Hibridismo cultural na metrópole - a leitura peculiar entre campo e cidade no cinema de Pedro Almodóvar”

Mesa 2: Imagem e Oralidade na Iberoamérica
Abertura e Mediação: Professora Dra. Jerusa Pires Ferreira
Ricardo Pieretti Câmara (Doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona e Presidente da Fundação Nelito Câmara, Ivinhema, MS)
“Imagens Imaginárias nos causos pantaneiros”

Mauricio Beru (Produtor e Diretor de Cinema argentino)
"Inmigrante italiano - Tango Argentino"
Exibição do filme “Quinteto”

Márcio Honório de Godoy (Doutor pela Pontifícia Universidade Católica e pesquisador do Centro de Poéticas da Oralidade, do grupo de pesquisa Barroco e Mestiçagem e do grupo Processos de Criação)
“Dom Sebastião no Brasil: da oralidade tradicional às mídias”


• APRESENTAÇÃO DE TARBALHOS DE PESQUISADORES DO CEO/COS-PUC
Encontro de Grupos de Pesquisa – CEO/COS-PUC-SP/Grupo Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem
Visita da Profa. Convidada: Dra Nacy Bertier (Université de Marne-la-Vallée, France/UFR LLCE- Département d'espagnol e Université de Paris-Est, France
Local: Auditório Banespa – PUC-SP – 16 de junho de 2009

- Sandra Garcia - Visagem - música, poesia e experimentação sonora em uma rádio pública do Pará
- Adriano Carvalho Araújo e Sousa - Devir-deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane: Poética tradutória e Cartografias da Cultura
- Celso Rosa - Linguagens periféricas produzidas nos grandes centros
- Elen Doppenschmitt - A voz em Memórias do Subdesenvolvimento de Tomás Gutiérrez Alea
- Selma Felerico - Do corpo desmedido ao corpo ultramedido. Uma analise do corpo feminino na mídia impressa, em 1960, 1980 e 2000.
- Inês Amarante – Leituras do Feminino - Imagens, objetos e mulheres de Timor-Leste

• Encontro com Timor-Leste “Educação, Cultura, Saúde e Lusofonia”
25 de junho de 2009
Coordenação: Maria Inês Amarante

Palestrantes da cooperação brasileira
Rita de Jesus Miranda, antropóloga, (Congregação Irmãs Escolares de N.Sra)
Elenice Buoro, pedagoga e psicóloga (Congregação Irmãs de S. José de Chambery)
Maria Inês Amarante, comunicóloga, doutoranda do COS (PUC-SP)

Professoras timorenses
Francisca Soares, Mestranda em Educação (USP)
(Congregação das Irmãs Canosianas)
Eugênia Neves, Mestranda em Letras (USP)


2008
• Exibição e discussão do filme Alexandra de Sokúrov. Organização: CEO/COS/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cultura Russa. Local: PUC/SP. 08 de outubro de 2008.
• Exibição e discussão do filme Euforia, de Ivan Viripaiev. Organização: CEO/COS/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cultura Russa da USP. Local: PUC/SP. 30 de maio de 2008.
• Palestra “O Lugar da América Latina nas Revistas Intelectuais Inglesas do Início do Séc. XIX”, ministrada pela Professora Diana Cooper-Richet da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines/FR, em 16 de maio de 2008.
• Palestra “Poesia dita, ouvida, pensada”, ministrada pelo Professor Roberval Pereyr, do Mestrado em Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, em 28 de março de 2008.


Atividades no Exterior
2008
• Mesa-Redonda “Oralidades Mediatizadas e Tradução Cultural” (CEO/COS/PUC-SP). VIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA 2008). Santiago do Chile. 11 a 15 de agosto de 2008. Participantes: Jerusa Pires Ferreira (PUC-SP) - Oralidades tradicionais em circuitos e meios contemporâneos; Alai Garcia (UFSC) – Augusto Roa Bastos: renarrar la frontera desde la oralidad; Eduardo Huarag (PUC/PERU) - Memoria mítica en la literatura oral que actualmente se difunde en la zona andina del Peru; 15 de agosto de 2008.
• Coordenação da Mesa-Redonda (Jerusa Pires Ferreira) - “Oralidades em Múltiplos Suportes e Ambientes” (CEO/COS/PUC-SP). VIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA 2008). Santiago do Chile, 11 a 15 de agosto de 2008. Participantes: Ricardo Pieretti Câmara (PUC-SP) – Os Causos da Região do Pantanal brasileiro: identidade e poética; Frederico Augusto Garcia Fernandes – (Universidade Estadual de Londrina) – Cartografias Brasileiras; Maria Alice Rocha Amorim (CEO/COS/PUC/SP) – No Visgo do Improviso ou a Peleja Virtual: entre cibercultura e tradição; Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (CEO/COS/PUC-SP) – Vozes e Visualidades Migrantes: o muralismo de Lênio Braga na Bahia.

2007
• Apresentação e Discussão da Tese de Doutorado Os Causos: uma Poética Pantaneira, de Ricardo Pieretti Câmara, defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, em abril de 2007. Participantes: Mário Cezar Silva Leite (UFMT) e Frederico Augusto Garcia Fernandes (UEL). 04 de setembro de 2007.
• Conferência Arguedas e o Resgate do Sistema Narrativo/Cultural Indígena. Com o Professor Eduardo Huarag, da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Participações: Profa. Mariza Werneck (PUC/SP) e Profa. Malena Segura Contrera (MACKENZIE). CEO/COS/PUC-SP - 01 de agosto de 2007.
• Conferência A Cultura Negra Oral nos Textos Literários de Gregório Martínez e Antonio Gálvez Ronceros. Com o Professor Eduardo Huarag da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Participação: Profa. Maria Antonieta Antonacci da PUC/SP. CEO/COS/PUC-SP - 31 de julho de 2007.
• Palestra Circuitos Subalternos de Consumo: sobre cópias baratas, falsificações e quinquilharias - Profa. Dra. Ludmila de Lima Brandão, da Universidade Federal do Mato Grosso. COS/PUC-SP. 08 de maio de 2007.

2006
• Palestra Oralidad y Eficiencia Cognitiva – Prof. Antoni Rossell, da Universidade Autônoma de Barcelona. 14 de novembro de 2006.
• Encontro Preliminar das Jornadas Radiofônicas 2007. Coordenação: Maria Inês Amarante, Sandra Garcia, Caroline Paschoal Sotilo, Mônica Rebecca Ferrari Nunes e Júlia Lúcia Lira. 30 de outubro de 2006.
• Palestra A Palavra Oral e Escrita – Prof. Serguei Neklúdov, da Universidade Estatal de Moscou. 25 de outubro de 2006.
• John C. Dawsey do Departamento de Antropologia da USP – Conferência “O Teatro dos Bóias-Frias: Repensando a Antropologia da Performance” – 08 de março de 2006.

2005
• Walter Moser da Universidade de Ottawa/Canadá - Conferência “Estética das Instabilidades Ontológicas na Mass Media” – 05 de dezembro de 2005.
• Desiderio Navarro - Centro Teórico Cultural Critérios de Havana/Cuba Confererência “Leer a Lam: cosmovisión afrocubana y Occidente judeo-cristiano” - 27 de agosto de 2005. Atividade: CEBEAL e CEO/PUC-SP.
• Walter Moser – Universidade de Ottawa/ Canadá – Seminário: O Conceito de Transferência Cultural – 06 de maio de 2005.

2004
• Christian Marcadet – Universidade Paris I (França) – Palestra: Arquivos Fonográficos como Fontes de Pesquisa na Cultura – 15 de setembro de 2004.




2003
• Walter Moser - Universidade de Ottawa/Canadá - Apresentação do programa de pesquisa da Cátedra desta Universidade, seguida da conferência Transferências Literárias e Culturais - 01 de abril de 2003.
• Estela Senra - Palestra sobre o filme Gente da Sicília - 11 de junho de 2003.
• Apresentação dos projetos do Núcleo de Poéticas da Oralidade à Profa. Dra. Idellete Muzart Fonseca dos Santos da Univesité Paris X/Nanterre - UFR de Langues - Département de Potugais - 11 de agosto de 2003.
• Heloísa Starling - Conferência: Para Todos de Chico Buarque e as Raízes da Cultura Brasileira - 13 de agosto de 2003.
• Walter Moser – Universidade de Ottawa/ Canadá – Palestra: Interação Cultural e Intermedialidade – 11 de novembro de 2003.

2002
Arnaldo Antunes - Criação e Performance - 28 de agosto de 2002.

1999
• Tradução e Multiculturalismo por Márcio Seligmann-Silva (Conferência). 27 de maio de 1999.
• Grupo de Estudos sobre o Fausto. Conferência de Renato Cohen com a participação do tradutor Fábio Fonseca de Mello de Fausto acende a Luz, texto escrito por Gertrude Stein e os atores. 27 de maio de 1999.
• Levantamento dos vídeos - (Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, Henrique Dias, Haroldo de Campos, Antonio Nóbrega).
• Conversas sobre a Memória - Memorial da América Latina. 8 a 12 de agosto de 1999. Coordenação de Marlyse Meyer e Lúcio Agra.
• Almanaque - Unicamp e Memorial da América Latina. Colóquio Ficção e Imagens - Invenção, Suportes, Conseqüências.


1998
• Igor Schaitánov - Gêneros na Poética Histórica (Viesselovski e Bakhtin) - 08 de outubro de 1998. PUC/SP.
• Igor Schaitánov - Gêneros na Teoria da Literatura Russa (Os Formalistas Russos) – 13 de outubro de 1998. PUC/SP.
• Ademir Assunção, autor de A Máquina Peluda. 18 de novembro de 1998.

1996
• Arnaldo Antunes (Artista) – 21 de março de 1996
• José Roberto Aguilar (Artista plástico, performer e diretor do Museu Casa das Rosas) – 18 de abril de 1996.
• Antônio Nóbrega (Dançarino e diretor do Teatro Brincante) - 02 de maio de 1996.
• Roberto Creeley (Poeta norte-americano). Com a participação dos poetas Nélson Asher, Regis Bonvicino e Haroldo de Campos – 10 de maio de 1996.
• Henrique Dias - Diretor de Teatro – 16 de maio de 1996.
• Lúcia Castelo Branco - (Profa. da UFMG) - O Legível e o Scriptível – 23 de maio de 1996.
• Conferência e leitura de poemas pelos poetas críticos italianos Eduardo Sanguinetti e Lello Voce (com coordenação da Profa. Dra. Aurora Fornoni Bernardini).
• Cláudio Viller - poeta – 17 de setembro de 1996.
José Miguel Wisnik - poeta/ professor/ músico – 24 de setembro de 1996.



ORALIDADES E VANGUARDAS NA AMÉRICA LATINA

Coordenador: José Amálio Pinheiro Branco

Pesquisa das conexões entre gêneros orais e experiências de vanguarda no contexto e na literatura. Trata-se da articulação da literatura oral, em seu desempenho, com os gêneros escriturais. Visa-se também à observação da ruptura de gêneros e as mestiçagens culturais.

Linhas de Pesquisa/ pesquisadores
Oralidade e Cultura das Américas
Waldemar Siqueira Filho
Gislaine Nascimento da Silva Perez
Joselita Bezerra da Silva Lino
Maria de Lourdes Caleiro Costa
Maria Letícia Ferreira Machado
Marilda Lopez Pinheiro Queluz
Michel Justamand
Neusa Maria Pires Thuzuki

Oralidade, Sonoridade, Visualidade
Júlio César Mendonça
Miriam Cristina Carlos Silva
Sônia Melchiori Galvão Gato
Ana Maria Soares de Salles Mariano

2.1 Oralidade, Corpo, Grafia
Herom Vargas Silva
Jorge Lellis Bonfim Medina
Janne Márcia Augusto Paiva

2.2 Oralidade e Vanguarda
Rondom Martins Souza de Castro
Elaine Teixeira Saboya
Claúdia da Silva Santana
Joana Belarmino de Sousa



GRUPO DE ESTUDOS DA PERFORMANCE


Coordenador: Renato Cohen - Prof. Assistente/Doutor - Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Professor Assistente/Doutor do Instituto de Artes-Unicamp

LINHA DE PESQUISA
A pesquisa está voltada para o estudo da performance, enquanto fenômeno estético, comunicacional e lingüístico. A extensão do objeto inclui o que podemos nomear protoperformances ou arqueologias da performance, incluindo as ritualizações, as mitopoéticas e os arquês da comunicação até um campo da cena contemporânea que incorpora expressões multimediáticas, atuação mediada e eventos telemáticos.
Nesse estudo do fenômeno performativo operamos códigos verbais, sonoros, imagéticos e intersemióticos focando as discussões estéticas e culturais a partir das transições entre culturas orais, culturas da escritura e o contemporâneo da cibercultura. No estudo da performance trabalhamos as interfaces entre os campos teatrais, pára-teatrais, rituais e das manifestações contemporâneas, onde podemos nomear uma cena da mídia, a cena dos eventos (évenement), a cena virtual.
A pesquisa está vinculada à uma aproximação semiótica com ênfase nos estudos da recepção, da tradução intersemiótica e da produção de novas sintaxes cênicas, mediadas por tecnologia. São, também, referenciais teóricos, textos da semiótica da cultura, da antropologia e fenomenologia, da filosofia contemporânea (desconstrutivistas) e da estética teatral.
A pesquisa tem um caráter teórico e prático-criativo, gerando corpo teórico, produção de eventos e espetáculos, acervo eletrônico e memorial do material pesquisado (documentado em Web-sites). Os trabalhos incluem desde operações criativas dos fenômenos cênicos a estudos da recepção dessas manifestações. Para tanto, foi criado o Grupo de Estudos da Performance, vinculado ao Centro de Poéticas da Oralidade, do Programa de Comunicação e Semiótica, contando com três pesquisadores doutores vinculados.
O Centro conta com suporte de dois laboratórios técnicos (Laboratório de Mídia e Laboratório de Linguagens Sonoras), de um Teatro para pesquisa e apresentação (Tuca-Arena) e está vinculado a importantes centros internacionais de pesquisa como o Centro de Oralidade de Limoges (França) e o Centre for Advanced Inquiry for the Interactive Arts (Caiia - University of Wales College, Newport).
Relacionamos a seguir algumas linhas de investigação: estudo de texto, narrativa e gênese criativa.
Estudo da gênese criativa, dos procedimentos de escritura e narratividade na expressão contemporânea. São analisadas as seguintes operações contemporâneas: Estudo do hipertexto e do intertexto. Processos de interescritura (co-criação, autoria simultânea, interatividade). Escritura em processo (incorporação do ‘work in progress’, na operação criativa e textual). Texto-ideograma, texto-partitura (análise do texto espetacular que opera códigos múltiplos e passagens da oralidade à visualidade).

Performance/Mediação
Estudo do ato performativo nas contraposições entre presença e mediação, atualização e virtualidade, mediações primárias e terciárias (hipertempo, hiperespaço, presença virtual). A pesquisa envolve a produção de sites (Arte-Web) de pesquisa e de criação (Ver www.pucsp.br/~cos-puc/budetlie/index.html) e (< http://iar.unicamp.br/~projka/).


Códigos de Encenação (Mise-en-Scène)
Estudo dos códigos de significação (mise-èn-scene) e de espacialização (mise-en-place) no contexto do teatro, da performance e da ação espetacular.
Criação de modelos semióticos que estabeleçam cartografia às signagens contemporâneas - complexas, polissêmicas - instauradas por superposições do texto linguístico, das ações físicas e do fluxo de ícones.

Estudos da Recepção
Proposição de modelos que estabeleçam notação e código semântico à expressão contemporânea. Criação de instrumental teórico que instrumentalize as anotações de temporalidade, espacialização e movimento, do registro verbal ao não verbal, do espectro visível ao invisível.

Estudos da Cultura Contemporânea
A partir das manifestações artísticas, estudar as operações subjetivas, lingüísticas e comunicacionais que estão sendo instauradas pelo uso de tecnologia, pela ampliação da informação de mídia e pelo impacto das novas descobertas científicas. Este estudo desdobra-se na produção de material memorial, e educacional operando os novos procedimentos cognitivos e, realiza-se com o intercâmbio de registros e a presença de inúmeros artistas e pesquisadores vinculados.

Pesquisadores associados
Lúcio Agra de Sá Leitão (Prof. Doutor/FAAP)
Pesquisa: Performance e Novas Tecnologias
Sílvia Fernandes Talesi (Prof Assistente Doutor/Eca-Usp)
Pesquisa: Performance e Cena Contemporânea
Naira Ciotti (Doutoranda-Programa de Comunicação e Semiótica-Puc/Sp)
Pesquisa: História da Performance
Regina Melim (Profa. Instituto Artes/UESC/Doutoranda-Cos/Puc)
Pesquisa: Instalação e Performance
Orlando Maneschy (Prof. UFPA/Mestrando Cos/Puc)
Pesquisa: Performance e Visualidade
Samira Brandão (Graduada/Artes Cênicas-Unicamp)
Pesquisa: Performance e Mitologias/Práticas da Performance
Fábio Fonseca de Melo (Graduando/Letras-Usp)
Pesquisa: Escrituras da Performance
João André da Rocha (Graduado/Artes Cênicas-Unicamp)
Pesquisa: Performance e Mitologias/Práticas da Performance
Rogério Borovick (Graduado/Artes Plásticas Unicamp)
Pesquisa: Performance e Novas Tecnologias

Círculo de Estudos Galegos
(Em implantação)

Coordenação: Josias Abdalla Duarte

Ementa: O Círculo de Estudos Galegos pretende:

Discutir a construção, entre os séculos XIX e XX, na Galiza, e, em sentido mais amplo, na Península Ibérica, Portugal e Espanha, a série de narrativas literárias e historiográficas então correntes com vistas à criação de caracteres identitários das ‘nações ibéricas’;
Estabelecer intercâmbios com outros centros de estudo no Brasil e no Mundo;
Realização de eventos para a discussão e divulgação das atividades do Círculo através de um boletim e de publicações seriadas;

Membros
Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira, Universidade de São Paulo/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo);
Profa. Maria del Rosário Suárez Albán, Universidade Federal da Bahia (Salvador), coordenadora, na mesma universidade, do Centro de Estudos Galegos da Língua e Cultura Galegas ligado à Xunta de Galicia;
Josias Abdalla Duarte, doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;


Pesquisadores: Josias Abdalla Duarte (PUC/SP), doutorando com bolsa Fapesp (1999/2003), pesquisa a Construção de uma História Cultural da Galiza na obra dos escritores Manuel Murguía (1833-1923) e Ramón Otero Pedrayo (1888-1976)


Bibliografia Básica
Guía Medieval do Peregrino: Códice Calixtino, libro V. Estúdio, edición e traducción
X. Eduardo López Pereira. 2a. ed., Vigo, Xerais de Galicia, 1994
Historia Compostelana. Edición de Emma Falque Rey. Madrid, Akal, 1994
OTERO PEDRAYO, R. (1930) Arredor de si. Vigo, Galaxia
______. (1932) Ensaio Histórico sobre a Cultura Galega. Vigo, Galáxia, 1982
______. (1947) A paisaxe galega, as súas leis e tipos.Transcrición. Limiar Carlos
Casares, introducción Afonso Vasquez-Monxardín Fernández. Santiago de Compostela, Consello da Cultura Galega/Arquivo Sonoro da Galícia 1998
MURGUÍA, Manuel. A loita pola vida 1833-1923: conflictos e tenruras de Manuel Murguía. Edición de José
Antonio Durán. A Coruña, Real Academia, 1999
______. (1891) Discurso nos Jogos Frorais de Tui in Manuel Murguía: Escritos en
Galego. Vigo, Galaxia, 2000, pp. 13-40
______. (1888) Galicia. Introducción Justo Beramendi. Vigo, Edicións Xerais de
Galicia, 1982
ABELLÁN, José Luís. (1968) Visión de España en la Generacion del 98. antologia.
Introducción y seleccion de José Luís Abellán. Madrid, Editorial Magisterio Español S.A.
ARTOLA, Miguel (1990) La Burguesía revolucionaria (1808-1874). Madrid, Alianza
Editorial, 1997
BARREIRO FERNÁNDEZ, X. R.(1993) A Historia da Historia: aproximación a unha
historiografia galega: de Murguía a Risco in GONZÁLEZ BERAMENDI, X. Galicia e historiografia. Santiago de Compostela, Tórculo Edicións, 1993, pp.183-209
BARREIRO FERNÁNDEZ, Xosé Ramón e AXEITOS, X.L. (2000). Manuel Murguía:
vida e obra. Vigo, Edicións Xerais de Galicia
BELÉN FORTES, Ana. (2000) Manuel Murguía e a cultura galega. Santiago de
Compostela, Sotelo Blanco Edicións
CASARES, Carlos. (1981) Ramón Otero Pedrayo. Vigo, Galaxia
FERREIRA, Jerusa Pires. (1994) Santiago, Galicia, Sertão: signos, analoxías, emblemas. Boletín Galego de
Literatura. no. 11, maio 1994, pp.61-66
______. (1998) Escritores Brasileiros e a Galícia. Língua e Imigração Galegas na
América Latina: Atas do Simpósio de Língua e Imigração Galegas na América Latina. Organizadora: Maria del Rosário Suárez Albán. Salvador, Editora da Universidade Federal da Bahia, 1998, pp.31-41
FIGUEIREDO, Fidelino de. (1932) As duas Espanhas. 4a. ed., Lisboa, Guimarães
Editores, 1959
GONZÁLEZ BERAMENDI, Justo e MAÍZ, Ramón (comps.) (1991) Los
Nacionalismos en la España de la II República. Madrid, Siglo Veinteuno: Consello da Cultura Gallega
GONZÁLEZ BERAMENDI, Justo e NÚÑEZ SEIXAS, Xosé M. (1995) O
Nacionalismo Galego. 2a. ed. Corrigida e aumentada. Vigo, A Nosa Terra, 1996
LAPA, Manuel Rodrigues. (1973) A Recuperação Literária do Galego in Estudos
Galego-Portugueses: Por uma Galiza renovada. Lisboa, Sá da Costa, 1979, pp. 53-65
MÁIZ, Ramón. (1999) O Pensamento Político de Murguía. Vigo, Edicións Xerais de
Galicia
MARTÍNEZ CUADRADO, Miguel (1973) Restauración y crisis de la monarquía
(1874-1931). 10ª. ed. Corregida. Madrid, Alianza Editorial, 1991
ORTEGA y GASSET, J. (1921) España Invertebrada: bosquejo de algunos
pensamientos históricos. 13ª ed. Madrid, Revista de Occidente en Alianza Editorial, 2001
PASCOAES, Teixeira de. (1915) A arte de ser português. 2a. ed. Introdução Miguel
Esteves Cardoso. Lisboa, Assírio & Alvim, 1993
TAMAMES, Ramón. (1986) La República: la era Franco. Madrid, Alianza Editorial