QUEM SOMOS E OBJETIVOS

CENTRO DE ESTUDOS DA ORALIDADE

PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA DA PUC/SP


Coordenadora: Jerusa Pires Ferreira

O Centro de Estudos da Oralidade, criado em abril de 1993 pela professora Jerusa Pires Ferreira, no domínio dos sistemas intersemióticos do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, tem como principal finalidade a recolha e análise de materiais referentes às poéticas da voz e a memória dos textos, de produções populares e transmediáticas, indicando a realização de cartografias brasileiras, e a reflexão científica sobre documentos de cultura.
O Centro de Estudos da Oralidade abriga pesquisas e atuações relacionadas à cultura, memória, imaginário e poéticas do oral, agregando pesquisadores e estudiosos de diversas áreas, visando a discussão e interação crítica das várias pesquisas. Temos nos empenhado na formação de pesquisadores, cuidando ainda da organização de colóquios, participações em congressos internacionais, elaboração de material de pesquisa oferecida em seminários e reunida em publicações. O Centro conta também com um acervo memorial mediatizado, a partir dos repertórios coligidos e dos depoimentos de artistas e pesquisadores. Esses trabalhos têm tido ampla repercussão em outros centros de pesquisa e na mídia, o que vem consubstanciar sua importância. Nos últimos anos, consolidaram-se inúmeras parcerias com pesquisadores e centros nacionais e internacionais, destacando-se a Coordenation Internationalle de Chercheurs en Littératures Populaires et Transmédiatiques, coordenada inicialmente pelo Prof. Charles Grivel (Universidade de Mannheim/Alemanha), o Centre de Recherches sur les Littératures Populaires (Prof. Jacques Migozzi) Universidade de Limoges/ França). Foi concluido em 2006 o projeto de cooperação internacional “La Culture en Transit” (Chaire de Recherches en “Transferts Littéraires et Culturels”,  coordenada pelo Prof. Walter Moser/Universidade de Ottawa/Canadá). Em 2007 participou do projeto “Teoría de la Unidad Cultural de Europa: El Paradigma Humanístico”, com a Universidade de Alicante/Espanha, sob a coordenação do Prof. Pedro Aullon de Haro. Está em curso o projeto de cooperação “Arquivos da Oralidade”, coordenado por Jerusa Pires Ferreira (PUC/SP), Antoni Rossell (Univ. Autônoma de Barcelona) e John Leavitt, do Departamento de Antropologia da Universidade de Montreal/Canadá.
O Centro vem desenvolvendo a tradução da obra de Paul Zumthor, o tem resultado numa série de publicações envolvendo oralidade, corpo e mídia. Foi também traduzido o livro de Henri Meschonnic, Poética do Traduzir (São Paulo, Ed. Perspectiva, 2010. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fennerich).

Objetivos

O Centro de Estudos da Oralidade através de pesquisas que interligam oralidade, cultura, paisagens culturais, aproxima percursos de cada pesquisador doutor, detectando uma série de novas questões e caminhos que apontam para a premência da continuidade de todo um trabalho conjunto.


► Desenvolver estudos que conectem áreas de comunicação aos processos culturais e aos estudos etnográficos e literários comparados.
► Observar o funcionamento combinado e percursos da oralidade, levando em conta a mobilidade das linguagens na cultura. Para além de uma noção mais ampla de comunicação, comum ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), ressalta-se uma aproximação de princípios de abordagem da cultura e da arte.
► Criação de um espaço de discussão e de apresentação dos resultados de pesquisas e projetos.
► Organização de Colóquios, de Conferências e de Cursos.
► Registro, memória, documentação através de vários suportes midiáticos (um banco de textos, arquivos sonoros, cartazes e informações iconográficas).
► Atividades de edição: livros, preparação de dossiês, vídeos e a revista eletrônica Bordas.