EVENTOS ORGANIZADOS

Eventos Organizados no Centro de Estudos da Oralidade

2009
· Encontro com Timor-Leste “Educação, Cultura, Saúde e Lusofonia”
25 de junho de 2009
Coordenação: Maria Inês Amarante

Palestrantes da Cooperação Brasileira
Rita de Jesus Miranda, antropóloga, (Congregação Irmãs Escolares de N.Sra)
Elenice Buoro, pedagoga e psicóloga (Congregação Irmãs de S. José de Chambery)
Maria Inês Amarante, comunicóloga, doutoranda do COS (PUC-SP)

Professoras timorenses
Francisca Soares, Mestranda em Educação (USP)
(Congregação das Irmãs Canosianas)
Eugênia Neves, Mestranda em Letras (USP)

· I Encontro Imagens em Trânsito: conexões ibero-americanas
Fundação Memorial da América Latina/ PUC-SP
Realização: Centro de Estudos da Oralidade do COS/PUC-SP/ Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem/CBEAL – Memorial da América Latina
Coordenação: Elen Doppenschmitt (CEO/COS-PUC-SP)
Mylène Goudet (Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem)
15 de junho de 2009

Mesa 1: Imagem e Cultura na Iberoamérica
Abertura e Mediação: Professor Dr. Amálio Pinheiro

Nancy Berthier (Université de Marne-la-Vallée, France/UFR LLCE- Département d'espagnol e Université de Paris-Est, France)
«Pedro Almodóvar: au commencement était la Movida… »

Jane de Almeida (Artista Plástica e Professora da Universidade Mackenzie)
“Espectros do outro: a posição de Antonio Bispo do Rosário para além do excêntrico e do exótico"

Gilmar Santanna (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus Natal)-Depto de Ciências Sociais.
“Hibridismo cultural na metrópole - a leitura peculiar entre campo e cidade no cinema de Pedro Almodóvar”





Mesa 2: Imagem e Oralidade na Iberoamérica
Abertura e Mediação: Professora Dra. Jerusa Pires Ferreira

Ricardo Pieretti Câmara (Doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona e Presidente da Fundação Nelito Câmara, Ivinhema, MS)
“Imagens Imaginárias nos causos pantaneiros”

Mauricio Beru (Produtor e Diretor de Cinema argentino)
"Inmigrante italiano - Tango Argentino"
Exibição do filme “Quinteto”

Márcio Honório de Godoy (Doutor pela Pontifícia Universidade Católica e pesquisador do Centro de Poéticas da Oralidade, do grupo de pesquisa Barroco e Mestiçagem e do grupo Processos de Criação)
“Dom Sebastião no Brasil: da oralidade tradicional às mídias”


2008
· Jornada Cinema e Exílio. Participantes: Paulo Lustig (Anhembi-Morumbi) – O Cruzamento Intermidiático de Greenaway a Godard e sua Influência no Cinema de Exílios Contemporâneo; Maurício Cardoso (FFLCH-USP) – O Exílio no Cinema de Glauber Rocha; Hudson Moura (Simon Fraser University) – O Cinema Intercultural e a Intermedialidade na Era da Globalização; Claudio Cledson Novaes (UEFS) – Migrações e Exílios do/no Cinema Sertanejo: de Tropici a Cinema, Aspirinas e Urubus. Mediação: Valdir Baptista e Adriano Sousa. Coordenação do evento: Adriano Sousa. Realização: CEO/COS/PUC-/SP. 08 de dezembro de 2008.
· Seminário Rubens Francisco Lucchetti: o homem de 1000 livros. Mesa-Redonda debatendo a obra do escritor e roteirista. Tema: Cultura das Bordas. Participantes: Jerusa Pires Ferreira (Mediação), Carlos Reichenbach e Carlos Adriano. Exibição e discussão do filme “O Papa do Pulp”, de Carlos Adriano. Realização: CEO/COS/PUC-SP. 04 de novembro de 2008. Local: TUCA/PUC-SP. Organização: Jerusa Pires Ferreira, Rosângela M. Oliveira Guimarães e Adriano Carvalho Araújo e Sousa.

2007
· Jornada em Homenagem a Professora Marlyse Meyer. Organização: Jerusa Pires Ferreira, Josias Abdalla Duarte, Rosângela M. Oliveira Guimarães, Adriano Carvalho Araújo e Sousa e Centro de Estudos da Oralidade do COS/PUC-SP. Local: Auditório da COGEAE/PUC-SP. 06 de junho de 2007.
Participações: Jerusa Pires Ferreira (PUC/SP), David Arrigucci (USP), Antonio Dimas (USP), Silvia Helena Simões Borelli (PUC/SP); Maria Lúcia Montes (USP), Boris Schnaiderman (USP), Vilma Áreas (USP); Josias Abdalla Duarte (Doutorado COS/PUC-SP), Valéria Guimarães (Doutorado em História Social/USP), Rosângela Maria Oliveira Guimarães (Doutoranda/COS/PUC-SP), Andréa Mascarenhas (Doutoranda/COS/PUC-SP). Apresentação de filme em homenagem a Marlyse Meyer. Direção: Magali Oliveira Fernandes (Educ), Adriano Sousa (Doutorando COS/PUC-SP) e Carla Batistela (Faap).

2006
· Mostra “Cinema e Cultura das Bordas” – Curadoria: Centro de Estudos da Oralidade da PUC/SP. Organização: Adriano Souza, André Nóbrega, Marcos de Medeiros e Elen Cristina Souza Döppenschmitt. Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto – Período: de 21 a 26 de novembro de 2006.

2002
· Jornadas Radiofônicas. Realizada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Organização: Jerusa Pires Ferreira e Tadeu Costa. Participações: Armando Sérgio dos Prazeres (Universidade São Judas); Benedito Rostan (Universidade Federal do Amapá); Heloísa Bauab (Universidade Estadual de Londrina); Inês Amarante (Universidade Metodista de São Paulo); José Eugênio Menezes (Fundação Cásper Líbero); Mônica Rebeca Ferrari Nunes (Universidade São Judas). 30 de outubro de 2002.

Colóquios e eventos afins
· Colóquio Internacional Cultura é Memória II (apoio Fapesp) – Realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Organizado por Jerusa Pires Ferreira, Josias Abdalla Duarte e Conceição Aparecida Cabrini. Participação de Jacques Migozzi do Centre de Recherches sur les Littératures Populaires et les Cultures Médiatiques - Université de Limoges (França), Marlyse Meyer, Leda Tenório, Milton Hatoum, Sônia Queiroz, Foot Hartman, Ludmila Lima Brandão. 24 a 26 de abril de 2001.
· Colóquio - Ficção e Imagens-Invenção, suportes e conseqüências (apoio Fapesp), Charles Grivel (Universidade de Mannheim, Alemanha). Agosto/2000.
· Conversas sobre a Memória. Co-organizado com Lúcio Agra e Marlyse Meyer. Centro de Estudos da Oralidade da PUC/SP e Fundação Memorial da América Latina. 18 a 19 de agosto de 1999.
· Colóquio Internacional Cultura é Memória. PUC/SP – (apoio Fapesp). Contou com a apresentação de trabalhos de orientandos, pesquisadores do Centro de Poéticas da Oralidade e com a participação especial dos professores Jeanne Marie Gagnebin, Marlyse Meyer e de Claude Filteau da Universidade de Limoges - França. 25 a 27 março de 1999.
· Colóquio Cultura e Memória (extension). Grupo de Poética do Cinema dirigida por Josette Monzani (Universidade Federal de São Carlos). 29 de março de 1999.
· Colóquio Internacional Almanaque. Co-organizado com Paulo Miceli e Marlyse Meyer. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Núcleo de Poéticas da Oralidade do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP e Memorial da América Latina. 26 a 29 de outubro de 1999.
· Colóquio Mitopoéticas da Rússia às Américas (apoio Fapesp) - Co-organizado com Aurora Bernardino. Participação de Sergei Neklúdov (Universidade de Moscou). Centro de Estudos da Oralidade/Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP/ Instituto de Estudos Avançados, Escola de Comunicação e Artes da USP. 4 a 6 de novembro de 1998.
· Colóquio Fausto e a América Latina (apoio Fapesp). Coordenação de Valdir Baptista, Jerusa Pires Ferreira. Participações de Igor Shaitánov (Universidade de Moscou) e Willy Bolle (FFLCH/USP). Centro de Estudos da Oralidade/ Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP, Instituto Goethe. 6 a 10 de outubro de 1998.
· Colóquio Paul Zumthor: Oralidade em Tempo & Espaço - PUC/SP - Org. Jerusa Pires Ferreira. 13 a 16 de agosto de 1997.
· Reunião de trabalho com apresentação dos Centros de Pesquisa pertencentes a Fédération Internationale em Littérature Populaire presidida por Charles Grivel, na Universidade de Saint Étiènne – França. 6 de março de 1997.
· Colóquio sobre o Horror e Visualidade - PUC/SP (Apoio Fapesp) - Palestrantes Charles Grivel (Universidade de Mannheim/Alemanha) e Bóris Kossoy (Unicamp). 7 de abril de 1997.
· Colóquio História e Sonho – PUC/SP-USP - Orgs. José Carlos Sebe Meihy e Jerusa Pires Ferreira. 31 de outubro de 1997.
· Colóquio Castro Alves - PUC/SP - Coordenação de Edilene Mattos, com participação de João Adolfo Hansen (USP) e Ana Maria Kieffer. 21 de maio de 1997.
· Seminário Homero e o Sertão - Núcleo de Poéticas da Oralidade do Centro de Estudos da Oralidade do Programa de Pós-Graduação da PUC/SP. 17 de novembro de 1994.